27 fevereiro, 2008

Prefeito Luis d'Amovelar cria a Unidade de Juventude - UMJovem








Firmando seu compromisso com todos os seguimentos sociais, o prefeito Luis d’Amovelar, criou no dia 13 de fevereiro a Unidade Municipal de Juventude (UMJovem), objetivando melhor direcionar as ações de políticas públicas para a juventude coroataense, e nomeou representantes da própria juventude para coordenar os trabalhos sob responsabilidade do departamento.

Os jovens Erinaldo Rodrigues e Cleo Freitas, que foram nomeados coordenador e coordenador adjunto, respectivamente, há muito lutam pelos direitos e por políticas de juventude nos movimentos sociais juvenis a nível municipal e estadual. Eles garantem que a experiência acumulada neste período será essencial para que possam desempenhar um bom trabalho a frente da UMJovem.

São, ainda, objetivos da Unidade de Juventude, assessorar o governo municipal no desenvolvimento de ações e projetos voltados para os jovens desenvolvidos pelas diversas secretarias e acompanhar as organizações juvenis, colaborando para a melhoria dos trabalhos que essas instituições já vêem desenvolvendo com a esta parcela da população.

Com apenas seis dias de criada, a UMJovem realizou sua primeira atividade, a 1ª Conferência Municipal de Juventude de Coroatá, objetivando levar o jovem a discutir e propor ações de políticas púbicas para o município e para o país, já que esta é uma das etapas da Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, em abril, para a qual Coroatá concorrerá a vagas.

A 1ª Conferência Municipal de Juventude, sob o tema “Juventude, levante sua bandeira”, aconteceu no dia 19 de fevereiro, no Cento São Raimundo, com a expressiva presença da juventude e mais de uma dezena de entidades que desenvolvem ações para o segmento. Ao final do evento as entidades presentes reuniram-se para criação do Fórum Municipal de Juventude de Coroatá, também denominado FOJUC, mais uma representação da juventude organizada no município, que será um espaço de proposição de políticas públicas e diálogos entre a juventude local. Na oportunidade a diretoria do Fórum de juventude foi eleita e empossada para os próximos dois anos.

Segundo os coordenadores da UMJovem, o próximo passo é o mapeamento e organização das entidades com trabalhos voltados para a juventude, e a criação do Conselho Municipal de Juventude, para melhor orientar os trabalhos da Unidade.

Um comentário:

  1. Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Massagem, I hope you enjoy. The address is http://massagem-brasil.blogspot.com. A hug.

    ResponderExcluir