07 março, 2009

Skate, um esporte radicalmente a favor da natureza

Em tempos de aquecimento global, atletas se preocupam em ser ecologicamente corretos na hora de praticar o esporte preferido.


Neste fim de semana, o Rio de Janeiro recebe o Mundial de Skate Vertical, com transmissão ao vivo, no domingo, no Esporte Espetacular. Em tempos de aquecimento global, atletas se preocupam em ser ecologicamente corretos na hora de praticar o esporte preferido.

Para quem vive de inventar manobras, a criatividade não tem limites. Um bambuzal pode virar fonte de matéria-prima ecologicamente sustentável. “O skate usa muita madeira. Então, em uma fase do mundo em que se está desmatando para muitas outras coisas, é legal de tentar focar em alguma outra fonte, que seria o bambu”, comentou o skatista Bob Burnquist.

O skate é um veículo sobre quatro rodas não-poluente - um esporte radicalmente a favor da natureza. Em casa, nos Estados Unidos, o atual campeão mundial de skate vertical, Bob Burnquist, já desenvolve projetos de um skate híbrido, feito de bambu e madeira.

“Eu garanto que o bambu foi rápido para crescer, já a madeira que a gente usa para o skate, que é o pinho canadense, demora 50 anos”, compara o atleta.

Em outra medida bioresponsável, a organização do Mundial de Skate Vertical fez um cálculo levando em conta a emissão de gás carbônico dos aviões que trouxeram os competidores estrangeiros.
Uma viagem da Austrália ao Brasil equivale a 13 árvores, quantidade capaz de absorver as três toneladas de gás carbônico produzidas. A conta começou a ser paga com o plantio de espécies nativas da mata atlântica no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

“Na Austrália, temos falta de fontes naturais de água. Pensando no que é gasto para irrigar campos de futebol ou rúgbi, acho que podemos chamar o skate de esporte ecológico”, diz Ranton Millar. Nascido na cidade, no cinza do cimento, o skate descobriu que a consciência ecológica pode brotar em qualquer lugar.



Fonte: Jornal Bom Dia Brasil / Rede Globo

Um comentário:

  1. Eu achei legal isso de vocês,usar o bambu como matéria prima para fazer o skate.
    ass:cris

    ResponderExcluir