12 setembro, 2009

Maranhão é o oitavo em inscrições no Enem

Em um balanço divulgado, no último dia 20 de agosto, pelo Ministério da Educação, o Maranhão é o oitavo Estado do país que mais registrou incrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com 135.005 inscrições. Em todo o Brasil foram registradas 4.576.126 inscrições.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o sistema do Enem 2009 durante 35 dias. Foram quase 7 milhões de acessos ao site (6.761.646), de 99 países diferentes - foram registrados acessos dos Estados Unidos, França, Nigéria, Japão, China, Malásia e Índia.

Segundo o Inep, o sistema continua aberto para acompanhamento das inscrições. Até quarta-feira, dia 22 de julho, é possível gerar boleto e efetuar pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 35. Matriculados no último ano do ensino médio de escolas públicas são isentos. Para aqueles que solicitaram isenção de taxa, é necessário verificar a situação de inscrição e, se for o caso, efetuar pagamento dentro do prazo definido.

Finalidade

Universidades federais vão usar pelo menos parte da nota da prova em suas seleções. São quatro as possibilidades de a universidade utilizar a nota do Enem: como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição.

Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média com a nota da prova do vestibular.
Cada instituição de ensino superior divulgará em seus editais em qual formato participará e se haverá diferenças entre os cursos.

Além de ser usado nos vestibulares, o novo Enem vai servir também para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo.

Fonte Blog Na Mira do Enem

Um comentário:

  1. Me add ai irmão...
    e Confere o meu blog...
    é esse: http://antonielsoncta.blogspot.com/

    ResponderExcluir