sexta-feira, 27 de novembro de 2009

[Exclusivo] Os números da epidemia da Aids no município de Coroatá

Dia 1º de dezembro (terça-feira) é dia mundial de combate a Aids, clique aqui e veja o site, para lembrar esta data publico os últimos números de caso de infecção pela epidemia da Aids, e outras DST, em nosso município. Os dados aqui apresentados foram divulgados pela Coordenação Estadual de Prevenção às DST/HIV/Aids segundo os dados fornecidos pela Coordenação Municipal.

No município de Coroatá desde o ano 2003, quando houve a primeira notificação de infecção pelo virus HIV/AIDS, foram notificados 21 (vinte e um) casos de infecção pelo vírus HIV/AIDS, sendo 13 (treze) deles em pessoas do sexo masculino e 8 (oito) em pessoas do sexo feminino. Na comparação por faixa etária temos os seguintes dados: 1 (um) caso em uma criança de 1(um) a 4 (quatro) anos e o mesmo número em jovens de 15 (quinze) a 19 (dezenove) anos, 13 (treze) em pessoas de 20 (vinte) a 34 (trinta e quatro) anos e os outros 6 (seis) casos em pessoas de 35 (trinta e cinco) a 49 (quarenta e nove) anos.

Se analisarmos os dados segundo a escolaridade dos indivíduos temos 1 (um) analfabeto, 11 (onze) com ensino fundamental, 3 (três) de nível médio, 1 (um) que não se aplica aos casos anteriores e 5 (cinco) com escolaridade ignorada.
Quando o que levamos em conta é o quesito raça/cor o que temos são 2 (dois) casos em pessoas declaradas brancas, 3 (três) pretos, 9 (nove) pardos e 7 (sete) de raça/cor ignorada.

Acompanhando a evolução dos 21 (vinte e um) casos que foram notificados, somente 4 (quatro) deles estão mortos e os 17 (dezessete) estão vivos e em tratamento.

Infecção por HIV e sífilis em gestantes - Foram notificados apenas 3 (três) casos, em mulheres muitos jovens, sendo a maioria deles 2 (dois) em jovens entre 15 (quinze) e 19 (dezenove) anos e o outro em uma mulher de 20 (vinte) a 34 (trinta e quatro) anos, todos os partos dessas mulheres foram realizados em maternidade do município de Coroatá. Quando o assunto é sífilis podemos observar 12 (doze) casos, sendo 3 (três) entre jovens de 15 (quinze) a 29 (vinte e nove) anos e os outros 9 (nove) deles entre meninas que possuem entre 20 (vinte) e 34 (trinta) anos. Desde a implantação do Programa Municipal de DST/Aids foram notificados 9 (nove) casos de sífilis congênita em crianças menores de 1 (um) ano.

Nota

Dia 1º e 02 de dezembro tem o Seminário do Dia Mundial do Combate a Aids 2009 na Casa da Cultura (Tresidela), a partir das 8 horas da manhã, todos os profissionias da sáude e sociedade em geral (em especial à juventude) está convidada para conferir as palestras, inclusive uma palestra ministrada por mim: "Prevenção e Direitos Humanos no SUS". Aguardo vocês.
Clique aqui para baixar o slide da minha palestra no Seminário.

2 comentários:

  1. boa tarde cleo sou novato gostei do seu blog apesar da ressalva de eu não acha muito coerente um jornalista filiado a sigla politica(vai de encontro À imparcialidade). de qualquer forma PARABENS!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de poder enviar um e-mail pra vc, agradecendo a atenção e explicando que a minha ideologia politica é que me tornou um blogueiro (blogueiro e não jornalista). Mas, nao seria o unico jornalista a manifestar sua filiação partidaria. Um abraço... me manda seu e-mail.

    ResponderExcluir