30 outubro, 2012

ENEM 2012 ocorrerá neste fim de semana

Cartão de Confirmação de Inscrição: confirme seus dados, data, local e horário da prova
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será realizado neste fim de semana, sábado (3) e domingo (4) em todo o território nacional, com início previsto às 13 horas (Horário de Brasília).

O exame é um dos principais meios para ingresso às universidades federais e também ao ProUni mas ao mesmo tempo, é um dos exames mais cansativos. No sábado, primeiro dia do exame, a prova terá duração de 4h 30min, abordando Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Já no domingo, a prova do exame terá uma duração de 5h 30min e abordará áreas como: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias.

Todos os dados referentes à sua inscrição, data, hora e local para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio estão contidos no Cartão de Confirmação de Inscrição. Caso você não tenha recebido o cartão em sua residência, acesse o site do ENEM clicando neste link.

Dicas:

  • Trabalhe a concentração! Essa tarefa começa antes da hora da prova. De acordo com psicólogos existem três tipos de exercícios para você trabalhar a sua concentração;
  • Exercícios físicos, aqueles de respiração e de exercícios simulados, semelhantes aos que são aplicados na hora da prova;
  • Para exercitar a respiração de maneira correta, é preciso puxar o ar pelo nariz e soltar pela boca e respirar mais devagar, lentamente. Isso lhe ajuda a baixar o nível dos seus hormônios, fazendo com que você raciocine melhor e se concentre mais;
  • Exercícios físicos ajudam a atividade cerebral aumentar, e, consequentemente, aumenta a concentração;
  • Responder questões semelhantes às da prova, ajudam o estudante a se concentrar de uma maneira semelhante a que vai precisar na hora da prova, cita o psicólogo.

Redação - A redação será feita no domingo (4) e é sempre muito temida por diversos estudantes de todo o país, pois ela pode ser um grande diferencial na hora da prova.

Ela precisa ser obrigatoriamente um texto dissertativo e de argumentação, com pelo menos oito linhas e no máximo, trinta. Exige uma boa interpretação do tema proposto pelo exame e um bom conhecimento sobre a Língua Portuguesa.  Analisar atentamente os artigos de apoio e esboçar um esquema do texto antes de iniciar a redação ajudam a manter o foco na prova dissertativa. Lembrando, o ENEM não cobra títulos na redação, cabe ao estudante utilizá-lo ou não.


PS: Farei minha prova no Complexo Educacional do Ensino Fundamental - CEEF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário