14 outubro, 2019

SEMAS realiza ação de enfrentamento ao trabalho infantil no povoado Alto Alegre dos Maranhenses



A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) realizou através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS em parceria com o CRAS Tresidela, por meio das ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - AEPETI  às vésperas do Dia da Criança, 11, uma atividade de sensibilização e mobilização para o enfrentamento ao trabalho infantil no povoado Alto Alegre dos Maranhenses localizado à zona rural do município de Coroatá.

Esta ação que foi prestigiada por crianças e pais da localidade integra as atividades planejadas para o enfrentamento do trabalho infantil, principalmente nas áreas identificadas com maior incidência.

Durante a atividade, foram ofertados serviços de saúde como atendimento médico, enfermagem e odontológico (aplicação de flúor e distribuição de kits de higiene bucal), aplicação de vacinas, teste rápido diagnóstico para ISTs, atividades lúdicas e recreativas, palestras socioeducativas e apresentação de fantoches do Projeto Nova Cultura com abordagem relacionada ao tema.

O descumprimento das condicionalidades do Bolsa Família foi tratado durante palestra ministrada pela gestora do programa Arlene Magalhães, a coordenadora do Programa ACESSUAS Trabalho Maria de Jesus realizou apresentação do mesmo e a coordenadora do Serviço de Acolhimento Nayara Caroline fez uma apresentação focada nos sonhos retirados das crianças submetidas ao trabalho durante a infância.

As ações de saúde bucal e atendimento odontológico foram realizados em parceria com a Clínica Excellence que enviou seus profissionais para ministrar palestra, realizar avaliação e aplicação de flúor nas crianças que compareceram ao evento.

Convidada pela equipe da SEMAS, a superintende da Secretaria Municipal de Agricultura Lílian Maria Vieira destacou os riscos que correm as crianças expostas ao trabalho na lavoura e os projetos que serão desenvolvidos por sua equipe no povoado.

A mobilização para ação foi realizada em parceria com a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), especialmente os colaboradores da E.M. Alto Alegre dos Maranhenses liderados por sua diretora Maria do Socorro e sua coordenadora Maria Mychella, contou com a presença diversos profissionais da SEMAS e do secretário Daniel Sousa e do prefeito Luís Filho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário