21 dezembro, 2008

ProJovem do Maranhão foi lançado na quinta-feira

Nesta quinta-feira (18/12), o estado do Maranhão lançou o Programa Nacional de Inclusão de Jovens. O evento aconteceu em São Luís, no Espaço Nobre (Interart), situado no bairro Olho D´agua. Estiveram presentes o governo Jackson Lago, secretário de Esporte e Juventude, Weverton Rocha.

“É mais uma oportunidade dada pelos Governos Estadual e Federal aos jovens do Maranhão. Através do Pró-Jovem Urbano que é um Programa de inclusão podemos afirmar que o jovem do Maranhão agora tem vez”, disse Weverton Rocha, Secretário Estadual de Esporte e Juventude.

Durante a cerimônia, o secretário de Esporte e Juventude, Weverton Rocha, que está licenciado do cargo, anunciou que os professores do programa terão uma remuneração de R$ 1.462,00. Ele explicou que jovens de 18 a 29 anos que saibam ler e escrever vão poder participar do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano, realizado em parceria com o Governo do Maranhão. O secretário de Esporte e Juventude em exercício, Herberth Fontenele, disse que a meta é levar de volta à escola jovens fora da idade escolar, sem o ensino fundamental, desempregados e sem qualificação profissional.

Acompanhado da esposa, Clay Lago, o governador Jackson Lago destacou a importância do programa, assinalando que, além de aulas para concluir o ensino fundamental, o ProJovem Urbano inclui cursos de capacitação, ensino de informática e participação em ações comunitárias. O governador ressaltou ainda a importância do conjunto de ações para fazer com que os jovens fora da idade escolar concluam a 8ª série e possam ter mais chances na sociedade. “O que buscamos, pela via da educação e do conhecimento, é o resgate de uma dívida social impagável, que há em nosso Estado, mas que estamos enfrentando com um esforço determinado e cada vez mais persistente”, declarou Jackson Lago.

“A idéia é formidável. É oferecer a formação escolar – acelerada, mas de qualidade –, a qualificação profissional, a informática, o trabalho comunitário. Tudo isso integrado estimula mais o jovem a voltar, a fazer com que todos tenham oportunidade de completar pelo menos a 8ª série”, afirmou o governador. A cerimônia de lançamento do programa contou também com a presença do líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Edivaldo Holanda, da deputada Graça Paz, do secretário de Planejamento do Estado, Aziz Santos, e de representantes da Fundação Darcy Ribeiro.

Com o Projovem Urbano o governo federal pretende beneficiar, até 2010, cerca de 3,5 milhões de jovens em todo o Brasil, com a parceria dos governos estaduais e municipais. A meta do Maranhão, para esse período, é atender 35 mil jovens, incluindo 6 mil matrículas na capital e outras 2,4 mil matrículas somente na cidade de Imperatriz. As matrículas estão abertas até fevereiro de 2009 e podem ser efetuadas também nos seguintes municípios, com menos de 200 mil habitantes: Açailândia, Alto Alegre do Maranhão, Arari, Barreirinhas, Buriti Bravo, Campestre do Maranhão, Carolina, Caxias, Coelho Neto, Coroatá, Cururupu, Davinópolis, Duque Bacelar, Estreito, Humberto de Campos, Icatú, Itinga do Maranhão, João Lisboa, Matinha, Matões, Mirando do Norte, Mirinzal, Parnarama, Pedreiras, Peritoró, Porto Franco, Rosário, Santa Rita, São Pedro da Água Branca, Senador La Roque, Timon, Tutóia, Viana, Vila Nova dos Martírios e Vitória do Mearim.

O curso terá duração de 18 meses e combina, de forma inovadora, a formação do ensino fundamental com iniciação profissional e práticas de cidadania, além de acesso à informática. O aluno que entregar os trabalhos mensais e tiver freqüência de 75% às aulas receberá um auxílio mensal em dinheiro.

O período de matrículas estipulado pela Coordenação Nacional do Pró-Jovem Urbano vai até o final de fevereiro de 2009, em 85 municípios de 23 estados. O Maranhão é um dos Estados com mais números de municípios contemplados, já que serão 35 municípios maranhenses entre os 85 atingidos pelo Pró-Jovem Urbano.

Mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas na Central de Relacionamento do Pró-Jovem Urbano, no telefone 0800 722 7777, que funciona em todo o país, de segunda à sexta, das 7h às 23h, e sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h.


Com informações do site da Secretaria Nacional de Juventude e Jornal Pequeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário