20 março, 2009

Nova edição dos JEMs terá competições em regionais do interior

A Secretaria de Esporte e Juventude apresentou nesta quarta-feira (18), o calendário e as novidades dos XXXVII Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), a serem realizados de 14 a 30 de agosto. Sob o comando do titular da pasta Weverton Rocha, no auditório do Palácio dos Leões, o evento contou com as presenças do secretário municipal de Desporto e Lazer, Franklin Souza, e do gerente-geral de Iniciação, Fomento e Eventos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e presidente das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner.Hubner ressaltou o pioneirismo do Governo do Estado em lançar os JEMs em parceria com o COB e as Olimpíadas Escolares, e elogiou o modelo dos jogos no Estado.

As inovações para este ano consistem, entre outras coisas, na forma de realização. “Nós conseguimos descentralizar os jogos, que pela primeira vez acontecerão de forma regional. Realizadas, antes, somente nos municípios de São Luís e Imperatriz, as competições agora acontecerão em seis regionais: Baixada, Metropolitana, Cocais, Tocantina, Centro e Sul, que vão tirar seus representantes em cada categoria para a etapa final”, informou Weverton Rocha.As etapas municipais dos jogos serão iniciadas no dia 15 de abril. Outra novidade está no acréscimo de novas modalidades às 20 já estabelecidas na última edição da competição.

O tênis de quadra é uma delas. Segundo o gestor da pasta, seria incoerente não incluir essa modalidade na disputa, já que o Maranhão vai sediar no segundo semestre, o primeiro campeonato internacional open do esporte, previsto para acontecer na Lagoa da Jansen. “Como é que vamos receber os melhores atletas do mundo no tênis de quadra sem incentivar nossos atletas a praticarem a modalidade?”, ressaltou.O secretário Weverton Rocha ainda acrescentou que há a possibilidade de inclusão da modalidade Badminton, esporte individual ou de duplas, semelhante ao tênis, praticado com raquete e uma peteca ou volante. A reivindicação da classe desportiva está ainda em análise.

Regionalização – As etapas regionais serão realizadas sob a forma de torneios seletivos, tanto masculino quanto feminino, nas categorias infanto, juvenil e infantil, uma das novidades deste ano. Nesses locais elas acontecerão nas modalidades de futebol de campo, handebol, futsal, beach soccer, vôlei de praia e basquete. Nos casos de São Luís e Imperatriz, sedes da etapa estadual, as duas cidades selecionarão suas equipes e atletas da fase municipal direto para a rodada final. Nesses casos, os jogos envolvem as modalidades de vôlei de quadra e de praia, futebol de campo, karatê, jiu-jtsu, capoeira, ciclismo, e dama, em Imperatriz e, xadrez, basquete, handebol, natação, atletismo, judô, tênis de mesa, tênis de quadra, ginástica rítmica, ginástica artística, beach soccer, futsal e taekondo, em São Luís.
“A descentralização dos jogos irá permitir que os atletas da capital também se desloquem para o interior do estado”, disse o secretário estadual.Após o lançamento dos JEMs 2008, o próximo passo é a realização de uma reunião com o Fórum de Gestores de Esporte, marcada para os dias 30 e 31 de março. A idéia é reunir os gestores municipais durante dois dias, para apresentar o projeto e convidá-los a aderir à competição.

Na oportunidade também serão apresentados os programas e projetos do Governo do Estado para a área.

Fonte: Secretaria Estadual de Esporte e Juventude (SESPJUV)

Baixe a aqui o Pacto Pela Juventude do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário