06 julho, 2009

Tenda Juventude e Diversidades

Por Ane Priscila (Feogma)

A FEONGMA- Federação das Organizações Não Governamentais,durante o mês de Julho em Parceria com o Gayvota, Instituto Conexão Jovem e Associação Juventude em Ação pelo Maranhão e Secretaria Municipal de Saúde,apresenta sua Campanha Juventude e Diversidades,com tema Juventude em Ação Rompendo com Preconceito do Maranhão ação de mobilização e discussão da diversidade sexual, dentro das atividades que compõem a Semana da Diversidade Sexual, entre os dias 26 de junho e 12 de julho de 2009 , em São Luís. Tendo como foco na Parada de domingo 12 de julho, onde os jovens , realizarão campanha educativa de intervenção DST/AIDS contra homofobia,mais a Campanha se estende até o dia 20 de agosto.

Os eventos vão de encontro com um dos principais focos das organizações parceiras da Federação das Organizações Não Governamentais do Maranhão, que é contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, democrática, fraterna e sustentável. Na oportunidade, pretendemos levar a todos o debate ,sobre as questões que envolvem desde o direito a livre orientação sexual ,como as formas de garantia desses direitos. A Campanha Juventude e Diversidades: Juventude em Ação Rompendo com Preconceito do Maranhão a FEONGMA tem em vista os 40 anos de movimento em torno dos direitos homossexuais, que tem como marco introdutório as passeatas de 1969, em Stonewall, Nova York, quando gays lutavam contra a humilhação imposta pela polícia, na época.Segundo Anne Priscilla Coordenadora da Campanha"Quando falamos de direitos envolvemos a sociedade civil, incluimos os jovens que lutam pelo reconhecimento de suas ações independente de sua opção sexual,portando a conquista dos Direitos Humanos é uma conquista da Sociedade e a conscientização é a melhor delas,pois conhecimento é poder"

Nestes termos, a FEONGMA vê o universo cultural e político e traz a memória de todos a explosão da juventude e homossexuais nas ruas do final da década de 1960 e todo a construção política posterior. É também momento de lembrar os 30 anos de ações LGBT no Brasil, os 20 anos do GRAB ; Grupo de Resistência Asa Branca, que organiza a Parada de Fortaleza, e,as conquistas das leis pelo movimento LGBTTT no Maranhão,como autoria o projeto de Lei "Cor de Rosa" do Deputado Alberto Branco, a luta efetiva das organizações da sociedade civil, precursoras do Movimento LGBTTT no Maranhão: Gayvota, Atrama, LEMA, Grupo Solidário Lilás,THEBAS, Grupo Respeito na construção efetivas aos Direitos Sociais, especialmente, saudar os 03 anos da FEONGMA, que desde 2006 contribui com a Construção de Direitos Sociais e do ato cívico e realizando campanhas em torno da causa LGBTT!

Segundo uma pesquisa da Unesco, publicado em 2004, consta que 40% dos adolescentes não gostariam de estudar com um gay, uma lésbica ou uma pessoa transexual. No programa Profissão Repórter, do jornalista Caco Barcelos (exibido no dia 19/05/2009), a reportagem apresentou a triste história de Iago, um adolescente de 14 anos que se suicidou porque era discriminado na escola. Infelizmente isso é muito comum e ações do movimento LGBTT ,é tímido porem presente nas comunidades de São Luís, a 02 anos realizando o Projeto Piloto de Diálogos abertos, que tem o intuito de desfazer o preconceito, a homofobia entre os jovens, acreditando que estes tem o potencial de realizar as discussões de esclarecimento da causa na comunidade e na Família. Já são mais de 100 jovens envolvidos no projeto. Neste ano, a Campanha se estenderá às escolas da capital a FEONGMA e os jovens formados pelo Projeto protagonizarão,um momento de militância, ao realizar Campanha educativa PRÉ E PÓS Parada pela Diversidade, informativos e material impresso, na Tenda Juventude e Diversidades


DIA: 10 de julho
Local: Praça Nauro Machado
Horário: 13:00 hs ás 02:00 hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário