29 agosto, 2009

29 de agosto – Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

Por Toni Reis

Agosto é o mês em que se celebra a Visibilidade Lésbica no Brasil. A escolha do Dia 29 de Agosto como o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica ocorreu quando da realização do I Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), em 29 de agosto de 1996, no Rio de Janeiro.


A comemoração da data se tornou efetiva a partir do ano de 2003, e desde então o número de atividades em comemoração à Visibilidade Lésbica vem aumentando gradativamente, espelhando o crescimento no número de grupos voltados especificamente para as questões das mulheres lésbicas e bissexuais. Outra data importante é o dia 19 de agosto, o Dia do Orgulho Lésbico, sendo que neste dia em 1983 houve a primeira manifestação lésbica no Brasil contra o preconceito e a discriminação ocorrida em São Paulo, no Ferro's Bar.

Segundo Yone Lindgren, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), e Coordenadora Política da Articulação Brasileira de Lésbicas (ABL), “Sem a visibilidade não há como lutar por nossos direitos. Visibilizar as lésbicas abre espaços e informa a sociedade sobre nossas demandas. É o mês de saberem que as lésbicas existem e estão na luta cotidiana.”


* da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgeneros

Nenhum comentário:

Postar um comentário