05 setembro, 2009

João Castelo empossa o Conselho Municipal de Juventude criado em 1989


Por Henrique Bóis , do Central de Notícias - Com os devidos atrasos deste blogueiro

Após 20 anos de sua criação, o prefeito de São Luís empossou pela primeira vez os membros do Conselho Municipal de Juventude. O Conselho, formado por 42 integrantes, representantes do poder público e da sociedade civil, terá como missão idealizar, fiscalizar e acompanhar as políticas públicas voltadas para a juventude.

Entusiasmado com a iniciativa, o prefeito João Castelo esclareceu sobre o papel desempenhado pelo Conselho daqui para frente. “O conselho, naturalmente, vai estudar todos os problemas da juventude, todas as pretensões e ao longo do tempo e de acordo com o exercício de cada membro do próprio conselho iremos discutir as políticas que dizem respeito, sobretudo, à classe jovem”, enfatizou o prefeito.

Desde janeiro deste ano a Coordenação da Juventude da Prefeitura de São Luís articulou a ativação do Conselho. Essa primeira etapa foi concluída no mês de março. A composição do conselho formada por pessoas na faixa entre os 17 a 29 anos de idade; e obedeceu às indicações do poder público e das entidades da sociedade civil. Nessa faixa etária São Luís possui cerca de 320 mil habitantes, o que corresponde a um terço da população da cidade.

Segundo o coordenador de Juventude, José Linhares Júnior, a urgência do conselho era um desejo de todos.

“Foram as conversações entre prefeitura e sociedade civil para instituir o Conselho. Depois se chegou a um acordo sobre a urgência da existência do conselho, o poder público voltou-se para si e fez as indicações dos conselheiros. Paralelamente a sociedade civil passou a realizar uma série
de reuniões. O Fórum Municipal de Juventude, órgão que congrega as entidades da juventude, fez as reuniões e dentro delas elegeram os indicados”, relatou José Linhares Júnior.

O coordenador esclareceu ainda a importância que o conselho assume daqui para frente para a dinamização de políticas públicas para a juventude.

“O Conselho Municipal de Juventude é um ponto inicial para o que se chama de sistema público de juventude. Esse sistema consiste no conselho, que fiscaliza as políticas públicas. O fundo municipal, um recurso reservado para as políticas públicas de juventude; o plano municipal de juventude, que aponta metas e parâmetros a serem cumpridos pelo poder público em um determinado espaço de tempo; e o órgão gestor”, explicou o membro do Fórum de Juventude.

A expectativa de José Linhares é que, no prazo de no máximo um ano e meio, o sistema esteja implantado. Desta forma São Luís poderá ser a primeira capital do país a ter uma secretaria da juventude.

Para a conselheira Anne Priscila, da Federação das Organizações não Governamentais a posse dos conselheiros é uma conquista histórica.

“Essa é uma conquista histórica da juventude de São Luís em mais de duas décadas de trabalho de controle social. Nós enquanto Fórum tivemos papel importante na implantação do conselho, porque várias organizações passaram, mas poucas conseguiram com afinco concluir a atividade. Portanto, essa é uma conquista da juventude de São Luís”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário