29 outubro, 2012

Edivaldo Holanda Jr é o novo prefeito de SL


MANOEL SANTOS NETO


Aos 34 anos de idade, o deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC) foi eleito prefeito de São Luís neste domingo (28). Ele derrotou o prefeito João Castelo (PSDB) neste segundo turno da eleição municipal, e deverá assumir o cargo no dia 1º de janeiro de 2013. Holanda ratificou o resultado do 1º turno, quando também venceu com 36,44% dos votos válidos.

Segundo dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edivaldo Holanda Júnior conquistou 280.809 votos (56,06%). Castelo, por sua vez, obteve 220.085 votos (43,94%).

Vitorioso, Edivaldo Holanda Júnior visitou seu comitê central de campanha e foi recebido com festa. Mas manteve a serenidade e disse que a sua vitória é resultado de uma campanha que procurou discutir propostas e que foi feita de maneira limpa e marcada pelo carinho que recebeu da população em todos os bairros que visitou nos últimos quatro meses.

“Fizemos uma campanha bonita, uma campanha limpa, de tal forma que esse é o momento de agradecer a Deus pelos quatro meses de campanha, agradecer a população de São Luís pela forma carinhosa que nos recebeu, cada palavra de carinho, cada palavra de apoio, que nos trouxe até aqui. Agora é trabalhar por nossa cidade”, disse.

Antes da apuração, o prefeito eleito falou com a imprensa. "Foram quatro meses de campanha e eu quero agradecer a população de São Luís a forma carinhosa como recebeu as nossas propostas", destacou.
No primeiro turno, Edivaldo Holanda Júnior havia terminado na liderança, com 36,44% dos votos.

Dura jornada - Ao longo da campanha, tanto Holanda quanto Castelo buscaram se associar à presidente da República, Dilma Rousseff (PT). Castelo, mesmo sendo do PSDB, chegou a afirmar em seu programa eleitoral que passou a ser "um fã" de Dilma.

A campanha para a prefeitura de São Luís também marcou a derrota da candidatura apoiada pela atual governadora, Roseana Sarney (PMDB), e pelo ex-presidente Lula. Os dois apoiavam o vice-governador do Estado, Washington Luiz Oliveira, do PT, que terminou em terceiro lugar no primeiro turno.

No primeiro turno o candidato Edivaldo Holanda Jr conquistou 186.184 votos, ou 36,44% dos votos considerados válidos, contra 156.320 votos de João Castelo, ou 30,60% dos votos válidos.

Pesquisas divulgadas às vésperas da eleição deste domingo já apontavam apontava vantagem de Edivaldo Holanda Júnior. O Ibope divulgou, no sábado (27), a segunda e última pesquisa de intenção de voto sobre o segundo turno da disputa pela Prefeitura de São Luís neste ano. Nesta pesquisa, considerando os votos válidos, Edivaldo aparecia com 56% das intenções de voto contra 44% de João Castelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário