22 abril, 2009

Coroatá presente no 18º Encontro de Conselheiros Tutelares do Maranhão

Escrito originalmente para o jornal a Folha de Coroatá

O Conselho Tutelar da Criança e Adolescente do município de Coroatá marcou presença no 18º Encontro da Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Maranhão (Acectma). É a Acectma que representa os conselheiros e luta pelos direitos da categoria, como melhoria da qualidade dos trabalhos e melhores salários em todo o Maranhão.

Participaram como representantes de nosso município os dois jovens conselheiros Antonio Nelson Cruz (Secretário do Conselho Tutelar de Coroatá) e José Alberto da Conceição, que com seus 22 anos foi o mais jovem conselheiro presente no encontro, ambos ocupam o cargo pela primeira vez e estão a muito menos de um ano na função. O Encontro que aconteceu na cidade de Imperatriz entre os dias 25 e 27 do mês de março, sob o tema “Conselheiros Tutelares presentes e fortes, na defesa da prioridade absoluta”, contou com a participação de representantes de 61 municípios maranhenses que totalizaram mais 150 pessoas, segundo a organização foi o maior encontro de conselheiros tutelares já realizado no Maranhão desde a criação da Associação.

O encontro estadual da Acectma, que ocorre a cada dois anos, teve como objetivo capacitar e formar conselheiros e ex-conselheiros e discutir estratégias para a superação dos problemas enfrentados pelo segmento em todo o estado.

Esteve ministrando palestras o presidente da Associação de Conselheiros Tutelares do Piauí, João Neto, que falou sobre as práticas e cotidiano dos conselhos, e Cássius Guimarães Chai, promotor de justiça da cidade de Imperatriz, que falou sobre o Orçamento da Criança. O encontro contou ainda com a participação do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira.

Durante o encontro ocorreu a elaboração do Plano de Ação para o biênio 2009/2011, que visa articular e fortalecer os encontros regionais e buscar o fortalecimento do quadro de associado, ocorreu a eleição para o representante do estado no encontro nacional e eleições para as Coordenações Regionais. Para a Regional dos Cocais, a qual pertenceu o município de Coroatá durante o encontro, foi eleita a representante do Conselho Tutelar de Codó, ficando a mesma, juntamente com os conselheiros de Coroatá, responsável por organizar o Encontro de Conselheiros Tutelares da Regional do Cocais, que ocorre anualmente e deverá acontecer este ano no final do segundo semestre, com a participação dos municípios que compõe a região.

Para o conselheiro Antonio Nelson, que participou ativamente do encontro (inclusive na elaboração de propostas) diz que a importância do mesmo esteve na troca de experiências com os veteranos e com os que convivem com outra realidade, durante a atividade pode aprender um pouco mais sobre a função que desempenha e elaboração de projetos para a área da infância e adolescência, o que vai colaborar para o melhor desempenho do seu trabalho, e conta “o encontro nos fortalece, me ensinou que o conselheiro não deve conhecer apenas o Estatuto da Criança, mas a Constituição, as leis do município, enfim, tudo”.

Ações do Conselho para 2009 – O Conselheiro Antonio Nelson contou a reportagem da Folha que ainda neste primeiro semestre o Conselho deverá realizar encontros descentralizados com a população e outro encontro, um pouco maior, com a participação de educadores, lideranças comunitárias e outros formadores de opinião levando à todos informações sobre os trabalhos realizados, funcionamento e função do Conselho. Em novembro para comemorar o dia do Conselheiro Tutelar (18/11) será organizado uma atividade onde os conselheiros e principalmente o ex-conselheiros serão homenageados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário